Meditação Ativa

Sabe aquela sensação gostosa de estar com a “cabeça leve”, onde você sente uma “paz de espírito”, está despreocupado, o corpo relaxado e se sentindo presente?

E isso dá uma sensação gostosa de segurança, de que as coisas são como são e você se sente tranquilo com isso. Está calmo, a quantidade de pensamentos muito mais reduzidos e suas emoções mais serenas. É assim que se sente após uma prática de meditação.

Meditação Ativa

A meditação ativa “equilibra” as emoções, provoca o relaxamento através do "esvaziamento" de nosso campo mental (pensamentos). Sua prática constante desenvolve a concentração, diminui a ansiedade, além de nos direcionar por um caminho de escolhas mais consistente e realizador.

Entre outros benefícios, meditar previne e combate a depressão, a hipertensão arterial, a dor crônica, a insônia, a ansiedade e os sintomas da síndrome pré-menstrual.

A prática também interfere no funcionamento do sistema nervoso autônomo, que é responsável, por exemplo, pela liberação dos hormônios noradrenalina e cortisol durante os momentos de stress. Em quem medita, a duração dessas "reações de alarme" é mais curta.

Dessa forma, a pressão do sangue e a força de contração do coração ficam alteradas por pouco tempo, comprometendo menos a saúde. A ativação de áreas cerebrais específicas durante a meditação contribui para a sensação de bem-estar e conforto.


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